Curso de Libras

Curso de Libras

Libras – Nível Básico

O curso de Libras – Nível Básico da YBR Cursos você será introduzido a este novo idioma. Este curso foi desenvolvido para iniciantes, e nele, você aprenderá o que pode ser considerado como base para o aprendizado de Libras. As aulas ensinam os alfabetos, os números, palavras e também ensinam como formar as frases.

 

Sobre o curso

Libras é uma sigla para a Língua Brasileira de Sinais, um sistema codificado que permite com que surdos consigam se comunicar entre si e também com outras pessoas da sociedade. Foi criado a partir de uma combinação entre a língua de sinais autóctone, que é natural da região ou do território em que habita, quanto da língua gestual francesa. Muitas pessoas que não entendem como funciona o Libras acaba acreditando que se trata apenas de uma gestualização da língua portuguesa, o que não é verdade. O sistema de Libras conta com códigos a parte, o que a torna como um sistema e um idioma a parte.

 

O Curso de Libras da YBR trata-se de um curso livre e tem como finalidade desenvolver os seus conhecimentos nessa nova linguagem, para que possa utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o segundo idioma oficial do Brasil, tornando-o capaz de interagir de maneira eficiente e natural com surdos, ampliando as possibilidades de comunicação profissional e interação social.

Os últimos anos, o mercado de trabalho para o profissional de Libras e Linguagem de Sinais tem crescido. O profissional desse setor é requisitado em diversos ambientes, como educacional, empresarial e qualquer outra situação que exija a inclusão de deficientes auditivos. Os focos de contratação podem incluir centros culturais, instituições públicas e privadas, bancos, hotéis, igrejas, emissoras e estúdios de televisão, indústria e comércio.

 

Outra possibilidade mercadológica é a de ser um Interprete em Libras e poder atuar em congressos, seminários e conferências ou na educação propriamente dita. Mas, para se tornar um Interprete de acordo com a regulamentação da profissão (2010) é preciso ter fluência verbal e gramatical em ambas as línguas (português e língua de sinais) para traduzir as mensagens em Libras de forma compreensível, ter boa desenvoltura e linguagem corporal, que muito auxilia na compreensão dos deficientes auditivos.

 

Para trabalhar como intérprete de Libras, é necessário ter formação específica na área.

 

Além da capacitação, é imprescindível a convivência com deficientes auditivos para entender melhor sua linguagem e seu universo. Isso deve facilitar muito a compreensão do intérprete com os surdos.

 

O Curso de Libras da YBR Cursos não habilita o aluno a ser interprete. Para isso o aluno deverá ter uma formação especial para exercer sua função.

 

Apesar de muitos campos de atuação, ainda há muitas possibilidades de emprego pela falta de profissionais atuando como intérpretes.

 

Segundo o Prolibras, programa do Ministério da Educação que certifica os profissionais em Libras, o número de certificados emitidos entre 2006 e 2010 foi de 6.101. É um número baixo se considerarmos que, de acordo com o IBGE, aproximadamente 9,7 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência auditiva (o equivalente a 5,1% da população).

Expressar-se na linguagem de sinais não é simples, na maioria das vezes é essencial fazer uma combinação de movimentos das mãos com um formato definido em determinado lugar, podendo esse local ser parte do corpo ou um espaço em frente ao mesmo.

 

As articulações de mãos, que podem ser associadas aos fonemas são denominadas Parâmetros divididos em cinco partes:

 

  1. Configuração das mãos (CM): são os desenhos que as mãos formam para realizar os sinais.
  2. Ponto de articulação (PA): é o local do corpo que o item lexical é realizado.
  3. Movimento e direcionalidade: os sinais podem ter um movimento ou não e classificam-se quanto ao tipo e à direção.
  4. Orientação: os sinais têm uma direção e a inversão desta pode significar idéia de oposição.
  5. Expressão facial e/ou corporal: Vários sinais têm como traço diferenciador a expressão facial e ou /corporal em sua configuração.

 

Na junção destes cinco parâmetros é de suma importância que os sinais sejam feitos com precisão, pois, um movimento errôneo muda totalmente seu significado, causando transtornos aos usuários da Linguagem Brasileira de sinais.

 

Desta forma nosso curso apresenta o seguinte conteúdo:

 

  • Introdução a Libras;
  • Expressões Corporais;
  • Configuração das mãos;
  • Verbos, pronomes, identidade, cumprimentos e adjetivos;
  • Números, pessoas e verbos;
  • Natureza, frutas e cores;
  • Animais, negativos;
  • Localidades e países;
  • Verbos e aplicações;
  • Estrutura da Linha de Sinais.

Para atender o curso é necessário que o aluno tenha concluído o ensino fundamental e tenha idade mínima de 12 anos.

O curso tem uma carga horária total de 48 horas sendo ministrado em turmas com 2 horas de aulas por semana ou em cursos intensivos com horários especiais.

Preencha seu cadastro acima ou consulte nosso departamento comercial e conheça as nossas promoções e descontos neste mês.

 

Aproveite!

 

Descontos especiais para convênios com empresas, comércios, igrejas, clubes, etc. Informe-se!

 

Converse também por WhatsApp clicando no botão ao lado.

 

Curta nossa página no Facebook e Instagram