Operador de Máquinas Pesadas

Operador de Máquinas Pesadas

Curso teórico e prático com conteúdo de 20 a 30 horas divididas entre: NRs ( Normas Regulamentadoras), conhecimentos sobre as máquinas, manutenção, prevenção, check list do maquinário, parte prática, manobras, operações, comandos, planagem, terraplanagem, escavação, nivelamento, aterramento, carregamento.

 

O Curso de Operador de Máquinas pesadas oferece a preparação necessária para o aluno operar máquinas pesadas com segurança, auxiliando no dia-a-dia da construção de prédios, rodovias, ruas, barragens, loteamentos, ferrovias, portos, aeroportos e muitos outros empreendimentos,  facilitando assim a sua colocação e crescimento neste mercado de trabalho tão carente de profissionais habilitados preparados.

 

 

Retroescavadeira (imagem ilustrativa)

 

 

Conteúdo Programático

 

  • apostila teórica com instruções sobre 
    • profissão e registro
    • operação de máquinas
    • segurança ao operar máquinas
    • responsabilidade do operador de máquinas
    • normas regulamentadoras NR-1, NR-6, NR-11 e NR-12
    • qualidade profissional
    • carregadeiras, escavadeiras e retroescavadeiras
    • empregabilidade

 

  • aulas teóricas: o aluno deve estudar a apostila e o professor realiza a complementação e esclarecimento nos intervalos das aulas práticas

 

  • curso: “Meu Novo Emprego” na modalidade EAD

 

  • aulas práticas em campo com a operação de máquinas:
    • escavadeira hidráulica
    • retro-escavadeira

 

Escavadeira Hidráulica (imagem ilustrativa)

 

Assista o vídeo promocional do curso

 

 

Depoimento de aluno

Atualmente é praticamente impossível pensar na construção civil sem a utilização de grandes máquinas. Elas são responsáveis por executar atividades com precisão, aumentando a produtividade, e são essenciais para o bom andamento das obras.

 

Uma das máquinas mais utilizadas nos canteiros de obras é a escavadeira hidráulica. Conhecida também como escavador ou escavadora, começou a ser produzida a partir de 1865 nos Estados Unidos, representando um grande avanço tecnológico do período até os dias de hoje.

 

A performance das escavadeiras hidráulicas é completamente fundamentada em sistemas hidráulicos. O seu funcionamento acontece pelo bombeamento do óleo para os pistões, criando a força necessária para a realização das tarefas.

 

Constituindo o sistema de rodagem da escavadeira, sua estrutura inferior pode ser de esteira ou pneu, sendo a primeira opção mais indicada para uso em solos úmidos e a segunda, em obras mais acidentadas. Já sua estrutura superior possui um mecanismo de giro composto de engrenagens responsáveis pela mobilidade da cabine.

 

Além disso, existem ferramentas que podem ser acopladas a esse equipamento para que ele consiga exercer diversas outras atividades, por exemplo:

  • Lâminas de corte
  • Garras para corte de árvores
  • Brocas perfuratrizes
  • Trituradores
  • Marretas para demolição

Retroescavadeira ou Retroescavadora é um trator ou máquina de terraplenagem equipada com uma pá carregadeira (caçamba) montada na frente e uma pequena concha (caçamba) na traseira do veículo.

 

Diferente de um trator de pneus, que é usado para puxar cargas (tracionar) a retroescavadeira é empregada nas construções urbanas e rurais (carregamento de materiais, limpeza urbana, abertura de valas, etc…). As retroescavadeiras são equipadas com motor diesel, transmissão, sistema hidráulico, sistema elétrico, eixos com tração 4×2 ou 4×4, freios, embreagem, etc..

 

Curiosidade

 

A retroescavadeira foi inventada em 1953, na cidade de Uttoxeter. Na ocasião, o Sr. Joseph Cyril Bamford conectou um braço de uma escavadeira a traseira de um trator com carregadeira e criou a primeira retroescavadeira do mundo.

 

Funcionamento básico

 

Uma retroescavadeira hidráulica é movida por um motor diesel que aciona uma bomba hidráulica. Essa bomba hidráulica, através de mangueiras, alimenta os cilindros hidráulicos com óleo hidráulico armazenados em um reservatório. Conforme os movimentos que o operador faz nas alavancas de controle, o óleo hidráulico movimenta os pistões dos cilindros pra dentro e pra fora da camisa e esses movimentos são transferidos para os braços e caçambas para efetuar o trabalho. Por outro lado, o motor também aciona uma transmissão que transfere os movimentos para os eixos e posteriormente para as rodas, fazendo com que a máquina se movimente nos dois sentidos, frente e ré.

 

Hoje as retroescavadeiras podem ser equipadas com vários implementos como garfos, martelos hidráulicos, valetadeiras, pinças, vassouras hidráulicas, etc., tornando-as umas das máquinas mais versáteis na construção, indústria e agricultura.

 

Fonte: Wikipedia

O objetivo desta Norma é estabelecer as disposições gerais, o campo de aplicação, os termos e as definições comuns às Normas Regulamentadoras – NR relativas a segurança e saúde no trabalho e as diretrizes e os requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e as medidas de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho – SST

 

A NR 1 determina que as normas regulamentadoras relativas à segurança e medicina do trabalho seja obrigatória para todas as empresas privadas e públicas, além dos órgãos públicos da administração direta e indireta, desde que possuam empregados regidos de acordo com a CLT.

 

Ao empregado cabe:

  • Cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador;
  • Submeter-se aos exames médicos previstos nas NR;
  • Colaborar com a organização na aplicação das NR;
  • Usar o equipamento de proteção individual (EPI) fornecido pelo empregador;

A NR06 ou norma regulamentadora 6 é uma norma criada para regulamentar o uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI) de modo que as empresas sejam obrigadas a adotar as mesmas medidas de proteção do funcionário em cenários semelhantes. Isso significa que as pessoas que exercem as mesmas funções devem ter os mesmos equipamentos de proteção padronizados e que leve em consideração as normas legais exigidas para exercer esta função em específico.

 

Estabelece várias obrigações — tanto para o empregador quanto para o empregado — todas com a finalidade de preservar a segurança e o conforto em todos os postos de trabalho.

A NR 11 é responsável por estabelecer medidas de segurança para o trabalho dos funcionários em transporte, armazenamento e manuseio de materiais e cargas. Tudo isso com o objetivo de reduzir o número de acidentes no ambiente de trabalho, uma vez que, frequentemente, estes colaboradores trabalham com pesos, máquinas ou em altura.

 

A NR 11 determina a obrigatoriedade na capacitação dos colaboradores de uma empresa que estiverem envolvidos com as atividades descritas acima. Afinal, todo conhecimento e instrução fazem a diferença na hora de exercer essas atividades.

 

A aplicação da NR 11 garante inúmeras vantagens como redução no número de acidentes, nos gastos, aumento na produtividade e lucratividade. Isso sem falar que você possa trabalhar com segurança, priorizando saúde e bem estar.

A Norma Regulamentadora número 12, ou NR 12, tem como objetivo garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador.

 

Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Estabelece também os requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.

Ênfase nas NR’s para que as operações sejam realizadas com total segurança para o operador e para as demais pessoas que possam estar trabalhando no mesmo local.

Vantagens

  1. Jovens e Adultos
  2. Certificado Reconhecido
  3. Aulas Práticas e Teóricas
  4. Cursos Modulares
  5. Encaminhamento ao Mercado de Trabalho